Viam-se poucas pessoas nos principais terminais de transporte de Tóquio nesta quarta-feira, primeiro dia de um feriado prolongado de uma semana de duração. Estradas em todo o Japão também estiveram silenciosas.
Segundo empresas do grupo Japan Railways, menos de 10% dos assentos não reservados de todas as linhas de trem-bala Shinkansen estavam ocupados na manhã de quarta-feira.
Elas declararam que muitos assentos reservados também estavam vazios e que, levando-se em conta os dados de 21 de abril, havia uma queda de 95% em relação ao ano anterior.
Uma entrevistada na estação de Tóquio disse que estava indo a sua cidade natal, localizada na província de Miyagi, no nordeste do Japão, para ficar com seus pais idosos. Ela os visita três vezes ao mês para oferecer cuidados e disse ter que continuar a fazê-lo, mesmo em meio ao surto de coronavírus.
A All Nippon Airways (ANA) cancelou 85% de seus voos domésticos, enquanto que a Japan Airlines (JAL), cerca de 60%.
A Japan Airlines afirma que o número de reservas para voos domésticos durante o feriado, que vai de 29 de abril a 6 de maio, caiu para apenas 9,5% do total registrado no mesmo período de 2019. Tanto a JAL como outras companhias aéreas declararam que muitas reservas foram canceladas.
Uma viajante no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, afirmou estar indo à província de Miyazaki, no sudoeste japonês, pois sua mãe idosa, que mora no local, havia sido hospitalizada.
Não houve relatos de congestionamentos em estradas por todo o Japão.
Fonte: NHK