A Província de Mie anunciou em 15 de abril que uma dentista na faixa etária de 50 anos que mora na cidade de Toin e trabalha na "Heart dentist" na cidade de Kuwana estava infectada com o novo coronavírus. Este é o vigésimo caso na província.
Segundo o anúncio, a dentista estava com dor de garganta no dia 4 e foi a uma instituição médica no dia 5 com febre de 39 graus e tosse. No dia 14, a paciente voltou a apresentar 38 graus de febre e dificuldades na respiração e, após uma nova consulta, no dia 15, o teste de PCR revelou positivo. Também está com sintomas de pneumonia. Atualmente, a paciente está internada em uma instituição médica designada para doenças infecciosas.
A dentista realizou consultas no seu consultório nos dias 4, 6, 7, 8, 13 e 14. Utilizou máscara durante as consultas e trocava de luvas a cada consulta. E como transporte usou o próprio carro para ir trabalhar.
Também foi confirmado positivo em uma funcionária da mesma clínica, porém é residente em Nagoya. Ainda não se sabe sobre a rota de infecção da dentista e da funcionária. A possibilidade de ocorrer um cluster "não é zero" comentou o vice-gerente geral do Departamento de Saúde e Medicina na conferência de imprensa realizada no dia 15.
A província diz que irá verificar os contatos diretos, realizar testes de PCR e observações de saúde. Também comentou em relação aos pacientes da clínica que, caso estiverem preocupados, entre em contato com o Centro de Saúde Pública do Kuwana.
Tatiane Akemi (Tradutora de Mie)
Fonte: Ise shinbun, Iga you net.