O ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão, Kato Katsunobu, afirmou que o governo vai acelerar a aprovação do antiviral remdesivir para que sirva como uma possível forma de tratamento para a Covid-19.
O remdesivir é desenvolvido no exterior para o tratamento do ebola. Atualmente, ele está sendo testado clinicamente em diversos países, incluindo o Japão, para saber se também é eficaz contra o coronavírus.
Na terça-feira, Kato declarou a repórteres que o antiviral passaria por um sistema de aprovação especial, que é aplicado em situações de emergência para prevenir o alastramento de doenças infecciosas.
Uma condição para que o antiviral passe pelo sistema é que sua venda seja aprovada no exterior. O ministro disse que diversos países consideram aprovar o antiviral e que o governo japonês vai avançar os procedimentos para aprovação assim que seu uso emergencial seja permitido no exterior.
Alemanha e Estados Unidos foram as primeiros nações a monitorar o remdesivir para aprovação e o governo japonês está à espera desses resultados. Caso o Japão aprove o antiviral, ele seria o primeiro tratamento do país contra o coronavírus.
Fonte: NHK