Um membro de um painel consultivo do governo japonês declarou que o estado de emergência declarado para todo o país precisa ser estendido para após 6 de maio, data inicialmente prevista para o seu término.
O membro do conselho executivo da Associação de Médicos do Japão Kamayachi Satoshi fez a declaração em uma coletiva de imprensa na terça-feira. Segundo ele, o número de novos casos de coronavírus não caiu o suficiente.
Kamayachi afirmou que um dos principais critérios avaliados em uma possível extensão do estado de emergência é a situação dos sistemas de saúde em diferentes regiões.
Ele lembrou que uma infecção dentro de um hospital de uma área com recursos médicos limitados poderia levar a situação a se agravar rapidamente.
Kamayachi também disse que os esforços são necessários para limitar a disseminação do vírus pelo país como um todo e chamou a atenção para o fato de que o vírus pode se espalhar caso pessoas se desloquem de locais com grande número de casos para outras regiões.
Kamayachi alertou que, por enquanto, deve continuar a haver preocupações quanto a tais riscos.
Fonte: NHK